quarta-feira, 3 de junho de 2015

Sentiu a pressão




Após  o escândalo de corrupção no futebol, que abalou os bastidores do esporte em todo o mundo, Joseph Blatter renuncia o cargo de presidente da FIFA, após 17 anos comandando a entidade máxima do futebol.
Mesmo com as acusações, Blatter foi reeleito e faria seu quinto mandato, mas voltou atras e entregou seu posto, alegando que não tinha apoio boa parte dos dirigentes ligados a FIFA, por conta dos escândalos.
Para o presidente da UEFA (União das Federações Europeias de Futebol), Michel Platini, a decisão tomada foi a correta. A UEFA é o órgão mais crítico a FIFA, e até ameaçou se desligar da entidade.

Entre os sete dirigentes da FIFA presos na Suíça, acusados de corrupção, está José Maria Marín, ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O brasileiro comandava o futebol do país na época da Copa do Mundo Brasil 2014, e saiu recentemente, em abril deste ano.

Marín deixou o cargo recentemente ,
Marco Polo Del Nero assumiu.


Outro brasileiro, o presidente da Traffic (empresa de mídia esportiva), José Hawilla também sofre acusações de corrupção entre a FIFA e empresas de marketing e transmissão de esportes. Hawilla é réu confesso.


Opinião


A expectativa é que, com essas investigações, a coisa mude e a FIFA seja no mínimo mais organizada. A credibilidade da entidade nunca foi unânime , mas agora tudo explodiu de uma só vez. 
É difícil afirmar se daria certo e se a administração seria limpa, mas a UEFA tem mais credibilidade e é mais organizada do que a FIFA atualmente, basta olhar para as competições europeias, com a Champions League e notar toda a preparação que existe em torno de um  evento esportivo como esse. Caso Michel Platini assuma o cargo máximo do futebol, esperamos que pelo menos ele repita o que vem fazendo na UEFA, e faça até melhor. Já se terá corrupção ou não, é incerto, já que há muitos anos a FIFA sofre desconfiança de muitos e não seria grande novidade se um escândalo acontecesse novamente.

Blatter aguarda a votação do novo dirigente, enquanto isso, ele permanece no cargo pelo menos até o fim do ano.

Imagens: Blog do Flávio Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário