quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Balanço do primeiro turno e expectativa para o segundo






O tempo passa... 

19 rodadas do Brasileirão já se foram, agora os times se preparam para o início da segunda metade da competição nacional, uma das mais equilibradas do mundo.

Veja como os times se desempenharam até aqui (Em ordem de colocação na tabela):

Corinthians: Comandado por Tite, o líder e campeão do primeiro turno teve uma campanha consistente, perdendo apenas uma em casa, para o rival Palmeiras. São 40 pontos, nenhuma derrota, com 70% de aproveitamento.

Atlético-MG e Grêmio: Com igualdade de pontos (36), os times tiveram boas atuações ao longo do turno. O Atlético fez jogos vistosos, mas vacilou nas últimas duas rodadas e ficou na vice-liderança.
O Grêmio reagiu e, após a goleada de 5 sobre o Inter, embalou e chegou à terceira posição, perdendo apenas no saldo de gols para os mineiros.

Fluminense: A chegada de "R10" (Ronaldinho Gaúcho) ainda não surtiu efeito no time. Apesar disso, o Flu foi bem, terminou o turno com 10 vitórias e está em 4°.

Palmeiras, São Paulo e Sport: ambos têm 31 pontos, mas o histórico das equipes é diferente. O alviverde foi muito bem sob o comando de Marcelo Oliveira, que acertou time. Mas, com três derrotas seguidas, ficou fora do G4, em 5°.

O São Paulo mostrou irregularidade durante muitas rodadas. Em um jogo, goleava, no outro, levava goleada. Esse e demais fatores, como a venda de jogadores importantes, por problemas financeiros, fizeram com que a equipe do colombiano Osório não rendesse o esperado, ficando apenas em 8°.

Único time nordestino da série A, o Sport foi regular durante toda a competição. É a equipe que menos perdeu até agora, apenas duas derrotas. Armado por Diego Souza, o meio campo vem sendo o diferencial dos pernambucanos, em 7° lugar.

Atlético-PR: Os paranaenses começaram bem, mas depois caíram de produção. Hoje ocupa a 8° posição, com 30 pontos.

Chapecoense: A equipe ocupa a 9° colocação, com 28 pontos. A campanha é boa, considerando que o time poderia estar entre os que brigam para não cair. Mas, vencendo grandes equipes, (como o Atlético-MG) em casa, eles estão com moral na competição.

Ponte Preta: O time campinense iniciou de forma surpreendente, mas ao perder jogadores, como o Renato Cajá e Rildo, não se achou mais no torneio nacional. Atualmente, se conforma apenas com o 10° lugar, tendo 26 pontos.

Internacional: Um time inconstante e irregular durante todo o primeiro turno. Parecia o favorito à Libertadores deste ano, afinal, foi o único time brasileiro na competição Sul-Americana que chegou às semifinais. Porém, ao dar vexame perdendo de 3 a 1 para o Tigres, pela partida de volta, o Inter, além de ser eliminado também viu sua boa fase em 2015 acabar e uma crise se instalou no Clube. Sobretudo após a goleada histórica para o rival Grêmio, por 5 a 0. O Colorado ocupa a 11° colocação.

Santos: Agora comandando pelo técnico Dorival Júnior, o alvinegro praiano não conseguiu figurar entre os primeiros nenhuma vez nesta edição. Foram vários jogos sofríveis, para fugir da zona do rebaixamento. Apesar de ter o artilheiro do Brasileirão, Ricardo Oliveira, a equipe ainda não se encontrou em campo. O ponto positivo é o seu estádio, a Vila Belmiro. Lá o time geralmente joga bem e dificilmente perde.
Foram seis vitórias e apenas uma derrota. É fora de casa que a coisa complica, o Peixe ainda não venceu longe do Litoral Paulista.

Flamengo: Muito apontado como um candidato a brigar contra o rebaixamento, o rubro-negro teve um desempenho que pouco agradou a torcida. Em 13°, com 23 pontos, a equipe ainda contou com os reforços dos ex-corintianos Emerson Sheik e Guerrero, que melhoraram o time. Mas, a irregularidade em alguns jogos fez com que o Fla não engrenasse como se esperava.

Cruzeiro: O atual bi-campeão brasileiro anda 'mal das pernas'. A campanha é vergonhosa, comparada a dos anos anteriores. Com a venda de Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart, dentre outros atletas, a raposa já não mais a mesma. Está em 14°, há três pontos do Z4 (grupo dos quatro piores), com 22.

Figueirense e Avaí: Forte candidato ao rebaixamento, o Figueira até que não decepcionou tanto. Está em 15°, com 20 pontos, mas deve continuar brigando lá em baixo.
Com a mesma pontuação, o rival Avaí se encontra uma posição acima do Z4, 16°. Os catarinenses subiram da Série B ano passado, mas  não estão desempenhando futebol suficiente para continuar na elite, apesar da raça que os atletas vêm demonstrando em campo.

Goiás: Primeiro na degola, o esmeraldino frustrou a muitos. A equipe é considerada boa, mas não está jogando como se espera. Está na 17° e tem 19 pontos.

Coritiba:  O Coxa ultimamente vem buscando o resultado nos instantes finais das partidas em casa, o que mostra vontade. O problema é que o máximo que a equipe consegue é um simples empate, o que não resolve para um time da zona do rebaixamento. Em 18°, os paranaenses tem de melhorar seu desempenho no segundo turno e começar a vencer, sobretudo em casa. Tem 18 pontos.

Joinville: Campeão da Série B 2014, o Jec não reage e decepciona a torcida, que esperava atuações melhores do elenco. Somou só 16 pontos até agora e está na vice-lanterna (19°).

Vasco: Lanterna em boa parte do torneio, o 'time do respeito', como brincam os torcedores rivais, parece não ter forças para sair dessa situação. (Após a declaração de Eurico Miranda, presidente do Clube, dizendo "O respeito voltou", depois da equipe vencer o Cariocão 2015. Mas daí pra cá, os cariocas só deram vexame e os rivais não perdoaram).
Com 13 pontos, apenas 3 vitórias e com 12 derrotas, o cruzmaltino está em último, a amarga 20° posição.


Aguardemos o segundo turno!...

















Nenhum comentário:

Postar um comentário