quarta-feira, 29 de julho de 2015

Hoje: Corinthians x Vasco; Atlético-MG x São Paulo






Hoje a noite teremos Jogos emocionantes e confronto direto pelo Brasileirão.

Em Itaquera, o Corinthians enfrenta o Vasco. Os dois times  estão em situações bem opostas no campeonato. Enquanto o alvinegro paulista ocupa a vice liderança, o cruzmaltino é apenas 17° e sem chances de sair do Z4 nesta rodada.
Tudo leva a um favoritismo do Corinthians, mas os cariocas precisam mais que nunca da vitória.


Baixa


O goleiro Cássio não jogará nesta noite, por que ainda sente uma contusão, sofrida contra o Flamengo, há algumas semanas.


No Mineirão, Atlético e São Paulo duelam. Os mineiros querem manter a liderança, já o time do Morumbi quer a vitória para quem sabe entrar de vez no G4 e começar uma arrancada rumo à ponta da tabela. 
Luis Fabiano e Ganso voltam ao time, após cumprirem suspensão, além do técnico Osório, que retorna após viver a mesma situação. Os três são-paulinos ainda serão jugados pelas expulsões (na partida diante do Sport).

O jogo em Minas, por sinal, interessa muito ao Corinthians. Caso o rival São Paulo vença o Atlético, o timão pode assumir a liderança isolada, se vencer.



 22h
Arena Corinthians




22h
Mineirão





A 16° rodada será completada apenas no final de semana, com os oito jogos restantes.


Imagens: www.paixaovascao.com.br; galobr.blogspot.com



sábado, 25 de julho de 2015

É hoje: Brasil feminino enfrenta a Colômbia na disputa do ouro





A seleção brasileira de futebol feminino joga esta noite, contra as colombianas, em busca do título do Pan 2015, e claro, a tão desejada medalha de ouro.

Sob o comando da craque e artilheira Cristiane, as meninas brasileiras vão com tudo na decisão Sul-Americana. A partida tem início às 19h30 (horário de Brasília).



Imagem: torcedores.com


Na prorrogação, Brasil vira e fica com o Bronze






A partida entre Brasil e Panamá, hoje às 14h, marcou a despedida das duas seleções dos Jogos Panamericanos 2015. O jogo foi pelo terceiro lugar, cujo o vencedor levaria a medalha de Bronze. 
Os panamenhos abriram o placar aos 46 minutos do primeiro tempo, com Josiel Núñez. O Brasil só empatou na segunda etapa, com Luciano, aos 29'. 
Com a igualdade no marcador, o jogo foi para a prorrogação. Os brasileiros se deram melhor e viraram logo aos 9 minutos, gol de Lucas Piazon. No segundo tempo, Luciano fez mais um, aos 9', e garantiu o terceiro lugar e a medalha de Bronze aos canarinhos no Pan 2015.




Imagens: globoesporte.globo.com-Estadão Conteúdo ; comercial.rederecord.com.br 

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Em dois minutos, sonho do Brasil de ir à final do Pan se acaba






Hoje, pela semifinal de futebol masculino dos Jogos Panamericanos, Brasil e Uruguai jogaram pela vaga na grande final. 

A seleção brasileira ficou com um jogador a mais desde os 9 minutos de jogo (o uruguaio Mauricio Lemos foi expulso) e só conseguiu abrir o placar no segundo tempo, aos 33', em rebote de pênalti, com Clayton. 
Mas depois o Brasil caiu na catimba uruguaia e também teve um atleta expulso, Dodô, até então o melhor em campo. 
Com a igualdade de jogadores, os uruguaios partiram para cima e, de forma inacreditável, empataram o placar com Schettino, aos 40', e viraram, com Santos, aos 41'. 

Num intervalo de exatos dois minutos a celeste virou o jogo e arruinou o sonho dos brasileiros de avançarem à final e conquistarem o ouro em 2015 . 

Nossa seleção possui quatro medalhas de ouro no futebol do Pan. Agora brigará somente pelo seu segundo bronze na história, contra o perdedor de México x Panamá. A disputa ocorre no sábado, 25, às 14h (horário de Brasília).

A grande final será domingo, 26, às 14h.



No feminino, as meninas do Brasil estão na final, contra a Colômbia, sábado, 25, às 19h30. 
México e Canadá disputam o bronze.






Imagens: espn.uol.com.br; comercial.rederecord.com.br 

3x1: Tigres elimina Inter e está na decisão da Libertadores


Com direito a golaço contra, mexicanos passeiam em campo.






O Internacional foi ao México com a missão de pelo menos empatar o jogo, para poder ir à final. Mas o objetivo não foi cumprido, a equipe gaúcha perdeu por 3 a 1 e está fora da 'Liberta'.

Logo aos 17 minutos, o francês Gignac, de cabeça, abriu o placar. Aos 40', o zagueiro colorado Geferson fez contra (por sinal um belo gol), complicando os gaúchos. O Inter precisava marcar um gol para levar o confronto para os pênaltis, mas acabou levando o terceiro, de Arévalo Ríos. Lisandro López descontou no fim e esboçou uma reação colorada, mas não deu.

Os colorados jogaram mal e foram dominados pelo adversário. Não fosse o goleiro Alisson, que defendeu até um pênalti de Rafael Sóbis, o time sairia goleado do México.

O Tigres vai a primeira final de Libertadores de sua história e decidirá o título em casa, contra o River Plate-ARG, que se classificou ontem diante do Guaraní-PAR.



Comemoração antecipada


Com o resultado de hoje, o River  já está classificado para o Mundial de Clubes deste ano. Segundo regulamento da Libertadores, um time mexicano não pode ir ao Mundial pela mesma, mas pela Concacaf (torneio da América do Norte), em que também disputa.


A grande decisão acontece nos dias 29/7 (jogo de ida, na Argentina) e 05/08 (volta, no México).
Obs: Na final não existe o critério do gol fora de casa.






Imagens: diariogaucho.clicrbs.com.br

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Decisão: Inter busca, no México, a vaga na final






Esta noite será mais que decisiva para Inter e Tigres-MEX. As equipes jogam por uma vaga na finalíssima da Copa Libertadores da América. 

Desta vez o duelo será no México, casa do Tigres e o Inter não deverá ter vida fácil. Porém, na partida de ida, o colorado derrotou os mexicanos por 2 a 1 e têm a vantagem do empate. 

Se perder por 1 a 0 está eliminado (pelo critério do gol fora de casa), já se o placar de 2 a 1 se repetir, só que a favor do Tigres, o jogo irá para os pênaltis.


Sob o comando de D'Alessandro,
o Inter largou na frente no confronto.


22h
Tigres-MEX x Internacional



Imagens: jogosdefutebol.tv.br; froog.com.br; espn.uol.com.br


segunda-feira, 20 de julho de 2015

Brasil abre 3 a 0, sede empate para o Panamá, mas está classificado






A seleção brasileira começou avassaladora, com dois gols em dois minutos, ambos de Luciano. Clayton fez o terceiro, mas ainda no final do primeiro tempo, Aguilar descontou. 
Na segunda etapa o Panamá voltou melhor e marcou mais dois, com Aguilar novamente e com o lateral Escobar, empatando a partida 
em (3 a 3). 

O empate persistiu até o final, resultado que classificou as duas equipes para a próxima fase do Pan.






sábado, 18 de julho de 2015

Corinthians vence confronto direto e cola na liderança







Em partida com início às 21h, os alvinegros de São Paulo e Minas se enfrentaram em Itaquera. 

O Corinthians abriu o placar no fim do primeiro tempo, com o garoto Malcom (que em meio as polêmicas extra-campo, deve ter se aliviado com o gol). 

O Atlético foi valente, tentou e obrigou o goleiro Walter, substituto de Cássio, a fazer grandes defesas. Mas o timão conseguiu segurar o pressão e derrotou o líder por 1 a 0, que colocou a equipe com os mesmos 29 pontos dos mineiros, e só atrás por conta do saldo de gols.

Com o resultado dessa noite, o Fluminense pode ser beneficiado. Se vencer o Vasco amanhã, o 'tricolor da laranjeiras'  chega aos 30 pontos e assume a liderança isolada do Brasileirão.




Portugal e Taiti decidem o Mundial de Beach Soccer






Agora há pouco jogaram Portugal e Rússia, pela semifinal da Copa do Mundo de Futebol de Areia. Os lusos donos da casa venceram por 4 a 2 e estão na decisão do torneio. 

Os portugueses comemoram
a vaga na final em casa.


A seleção portuguesa enfrentará o Taiti, que mais cedo derrotou a Itália nas penalidades máximas 
(por 3 a 1), após um empate em 6 a 6 com a bola rolando. 

Taiti está na decisão,
contra a anfitriã Portugal.


A finalíssima será amanhã, 19, às 18h30 pelo horário local (14h30 no horário de Brasília).

Na disputa pelo terceiro lugar, Rússia e Itália jogam às 13h, no horário de Brasília. 



Imagens: modalidades.com.pt; pt.fifa.com


14° rodada trás rivalidade e confrontos equilibrados






O Brasileirão está chegando a sua reta decisiva no primeiro turno. As equipes vão, aos poucos, mostrando até onde podem chegar. 
A rodada será aberta hoje, com os seguintes jogos: 


18h30
Flamengo x Grêmio
Internacional x Goiás

21h00
Corinthians x Atlético-MG

O jogo das 21h tem tudo para ser eletrizante. As últimas partidas entre Corinthians e Atlético-MG proporcionaram muita emoção aos fanáticos torcedores.

Na Copa do Brasil do ano passado, o timão, de Mano Menezes na época, venceu por 2 a 0 em casa. Mas no Mineirão, no jogo de volta, o atleticanos fizeram 4 a 1, se classificaram e devolveram a 'dancinha' de Mano (no primeiro duelo, após o segundo gol corintiano). Esses acontecimentos fizeram com que o confronto dos alvinegros se transformasse num verdadeiro clássico nacional.

A baixa do time paulista é Cássio, contundido. Do lado mineiro, muita confiança e foco em se manter na ponta da tabela.

Amanhã teremos mais jogos emocionantes. Confira:

11h00
Atlético-PR x Chapecoense

16h00
Palmeiras x Santos
Fluminense x Vasco
Sport x São Paulo
Figueirense x Coritiba

18h30
Cruzeiro x Avaí
Joinville x Ponte Preta

No clássico carioca, o Fluminense leva grande vantagem, pela fase que vive. O Vasco é vice-lanterna e não mostra confiança para reverter este quadro. Porém, 'clássico é clássico' e as duas equipes devem jogar com a mesma intensidade e vontade.

Em São Paulo, Palmeiras e Santos medem forças no Allianz Parque, casa alviverde. 
O verdão tem um leve favoritismo. Assim como o Vasco, o Santos, também está na zona de rebaixamento e busca desesperadamente melhorar seu rendimento e sair do sufoco.

Em Recife, o São Paulo tenta vencer o imbatível Sport, que ainda não perdeu em casa nesse campeonato.
A partida será na Arena Pernambuco. O time rubro-negro, que já esteve na liderança isolada, tenta voltar ao G4. O tricolor, que também foi líder, busca melhorar a fase, voltar ao G4 e amenizar as crises internas (como a saída de jogadores importantes e a insatisfação de alguns atletas com o treinador Osório).








quinta-feira, 16 de julho de 2015

Há 65 anos, o Brasil chorava no Maracanã






Em 16 de julho de 1950, no Maracanã, acontecia a final da Copa do Mundo. O anfitrião Brasil jogava pelo seu primeiro título na época, contra o Uruguai. Mas com o gol de Ghiggia (que faleceu hoje), aos 79 minutos de jogo, o sonho brasileiro acabou e a torcida da casa entrou num sentimento que misturava tristeza e descrença pelo resultado. 

65 anos depois, o que mais se lembra hoje não é do 'Maracazo', e sim do 'Mineirazo' (em 2014). Qualquer comparação entre as duas derrotas é injusta. A seleção de 50 merecia ganhar, (como trinta e dois anos após, na Copa de 82, também). Mas não teve sucesso. 

O povo naquele dia chorou, mas de incredulidade no que via. Uma virada em casa, que 'abalou a estrutura' do estádio do Maracanã. Jogadores e torcedores compartilhavam a mesma dor, de perder um mundial nos últimos minutos e no próprio território. Foi um dia realmente triste.



Já na derrota em Copas mais recente, (em 2014, pela semifinal no Mineirão, para ser mais específico), o sentimento não foi de tristeza, talvez um pouco de incredulidade e com certeza muita raiva. 
O choro perdurou até o quarto gol alemão, porque depois a maioria no estádio em Minas e em todo território nacional deve ter começado a se perguntar: "O que é isso ?!... Que seleção entrou em campo hoje ?!... 7 gols sofridos por uma seleção pentacampeã mundial ?!... Absurdo!" 
Entre 1950 e 2014, mudaram a fase do torneio, estádio,  adversário e claro, o futebol praticado.



Valeu Ghiggia!


O jogador da seleção uruguaia, morreu hoje, aos 88 anos de idade. O 'carrasco' do Brasil em 50 conquistou a última Copa dos uruguaios até o momento. É e será lembrado, não só por nós brasileiros, mas sobretudo, pela sua nação, o Uruguai, que deve ter sentido bastante seu falecimento.





Imagens: youtube.com; albertocesar.com.br 


Pan de Toronto: Brasil goleia Peru pela segunda rodada





Com gols de Luan, Clayton, Rômulo e Dodô, a seleção sub-22 do Brasil venceu mais uma nos jogos Pan-Americanos e está mais próxima da classificação. Desta vez a vítima foi o time do Peru, que não mostrou nenhuma reação ao tomar quatro gols só no primeiro tempo. Na segunda etapa, a equipe brasileira só cadenciou o jogo e administrou o resultado. Final 4 a 0 para os canarinhos.

Na terceira e última rodada da fase de grupos, o nosso país enfrenta o Panamá, dia 20, 18h30.


Quadro de medalhas no momento



Ao todo o Brasil possui 57 medalhas. São 16 de ouro, 14 de prata e 27 de Bronze. 
Estamos em quarto lugar no Ranking do Pan 2015.





Imagens: globoesporte.globo.com-Estadão Conteúdo; comercial.rederecord.com.br 

Fim de jogo: Brasil perde e está eliminado no Beach Soccer





Hoje pela manhã  (pelo horário de Brasília), a seleção brasileira de futebol de areia enfrentou a Rússia, pelas quartas de final do Mundial de Beach Soccer. A partida foi equilibrada, o Brasil tentou a vitória até os últimos instantes, levou a partida para a prorrogação, mas os russos venceram por 6 a 5 no final. O que acabou com o sonho do 14° título brasileiro na competição. 

Russos estão na semi e
enfrentam Portugal, dono da casa.


A Russia passa para a semifinal e enfrentará a anfitriã Portugal, que passou pela suíça, por 7 a 3.


Os outros semifinalistas serão conhecidos ainda hoje, nos jogos entre Itália x Japão e Taiti x Irã.



Imagens: fifa.com




'Xô fantasma!'



Gabriel Jesus marca pela primeira vez
e coloca Palmeiras na próxima fase.



Ontem, 15, o  Palmeiras enfrentou o ASA, em Londrina (porque o time alagoano vendeu seu o mando de campo para pagar as dívidas). 
O ASA é um time da qual o palmeirense não gosta de lembrar, já que os alagoanos eliminaram os alviverdes em 2002, o que é considerado até hoje um dos maiores vexames da história do clube paulista.

Mas nessa noite veio a revanche, o 'fantasma' alagoano foi enfim exterminado pelo verdão. A partida estava complicada, quando aos 24' do segundo tempo, brilhou a estrela do garoto Gabriel Jesus, que marcou seu primeiro gol com a camisa verde.

O Palmeiras mostrou que a fase é mesmo boa, não importa a competição. Agora a missão será enfrentar o Santos, na zona da degola do Campeonato Brasileiro, dia 19, às 16h.
É mais um clássico para o time tentar vencer, já que nessa competição derrotou Corinthians e São Paulo.



Imagens: espnfc.espn.uol.com.br

Inter vence, acaba com crise e abre vantagem na Liberta


O ídolo D'Alessandro brilhou
mais uma vez na vitória colorada.



Ufa!... É o que o torcedor do colorado deve ter falado há pouco.
O Internacional teve início arrasador  contra o Tigres, no Beira Rio. Com 10 minutos de partida, já vencia por 2 a 0. Mas aos 23', o time vacilou e levou um gol, que fora de casa vale dobrado. 
O Inter até tentou ampliar o placar (jogou bem para isso), mas não deu. Vitória magra, 2 a 1, que dá a vantagem do empate na partida de volta, no México.
Já o time mexicano precisa de uma simples vitória para avançar à final. 

No caso do resultado de hoje se repetir, o jogo de irá para os pênaltis.


A decisão está chegando!
Falta mais um jogo para conhecermos os finalistas.


quarta-feira, 15 de julho de 2015

Parecia a Alemanha, mas era o Brasil (feminino)






Hoje, pelos jogos Pan-americanos, a seleção brasileira de futebol feminino enfrentou a Colômbia, pela segunda rodada.
O desempenho ótimo do time no jogo se refletiu nos sete gols marcados. Só Cristiane marcou cinco, Mônica e Maurine também fizeram gol. 

O placar (de 7 a 1) bem que lembra nosso país, só que na categoria masculina. 
Enfim, o Brasil agora em busca de mais uma vitória, contra o Canadá, dia 19, para terminar em primeiro no grupo.


Situação geral do Brasil no quadro de medalhas


No total, o nosso país tem 53 medalhas, sendo 15 de ouro, 13 de prata e 25 de bronze.



Imagens: torcedores.com 





A obsessão está de volta





Nesta noite, 15, às 22h, o Internacional finalmente se reencontra com a Copa Libertadores da América.
Em jogo contra o Tigres, do atacante Rafael Sóbis, o colorado tenta abrir vantagem em casa e espantar a crise, que foi criada durante o Brasileirão.

Sob o comando do craque D'Alessandro, o time gaúcho não terá vida fácil. O Tigres é um time bem armado e conta com Sóbis, ex-Inter, que está em boa fase.

Único brasileiro que sobreviveu no torneio até aqui, o Inter tem uma missão complicada, mas aposta na tradição para avançar à final.




Ontem



Na outra partida da semifinal, o River Plate enfrentou o Guarani em casa e ganhou por 2 a 0. Vantagem que dá certa tranquilidade aos argentinos. Mas vale lembrar que o Guaraní é a sensação da Liberta.



Imagens: jogosdefutebol.tv.br; froog.com.br 

terça-feira, 14 de julho de 2015

Dez anos do TRIcolor





O 14 de julho de 2005 com certeza está gravado na memória do torcedor são-paulino. Nesta data o Clube conquistou pela terceira vez na história a taça mais cobiçada pelos sul-americanos, a Libertadores da América.
Há dez anos atrás, na goleada por 4 a 0 em final brasileira, contra o Atlético-PR, o São Paulo dominava mais uma vez a América e se tornava até então o maior vencedor brasileiro da competição (hoje só é alcançado pelo Santos).

Com 1 a 1 na ida, São Paulo mostrou força em casa
e atropelou o Atlético-PR


Os heróis da final




Entre o elenco tricolor na competição, foram a campo como titulares: Rogério Ceni, Fabão, Diego Lugano, Alex, Cicinho, Mineiro, Josué, Danilo, Junior, Amoroso  e Luizão, além do  técnico Paulo Autuori. Destes, os heróis da noite foram o zagueiro Fabão e os atacantes Amoroso, Luizão e Diego Tardelli (que entrou aos 33' para também deixar o seu na partida).



Não precisava pedir raça


Lugano é símbolo da conquista do São Paulo
na Liberta de 2005.


Naquela época, a torcida tricolor via um time aguerrido, que comandado pelo ídolo Diego Lugano, jogava com 'sangue nos olhos'. Lugano aliás, se tornou ídolo do Clube muito por conta da sua forma de jogar, com alma, respeito e amor à camisa.
No embalo do uruguaio, o time do Morumbi se tornou símbolo de guarra aliada à técnica durante a competição. Não é à toa que chegou à final e faturou o terceiro caneco.

Hoje a situação é bem diferente. Os torcedores já se cansaram de gritar constantemente: "raça, raça!". O que se via até o período de 2010 parece que vem se acabando com o tempo (a exceção de 2012, no título da Sul-Americana, com Lucas).

O que os são paulinos esperam é que a alma de 2005 e as 'glórias do passado' voltem ao Morumbi contemporâneo.






Imagens: espn.uol.com.br; torcedores.com; exclusivasdosaopaulo.blogspot.com; spfc.terra.com.br; 
pt.wikipedia.org

"O dinheiro não compra a felicidade"



Por amor ao Boca Juniors, Tévez volta ao seu lar





Ontem, 13, na Argentina, 'La Bombonera' (estádio do Boca) tremeu. Não era uma final de campeonato e sim a apresentação (reapresentação) do ídolo Carlitos Tévez. Ele  tinha tudo para continuar sendo sucesso na Europa, mas pelo sentimento que falou mais forte, retornou ao Clube que o formou e do qual é torcedor fanático.


Sua relação com o Boca



O argentino chegou ao Clube em 1997. Em 2001 estreou pelo time principal, na derrota para o Talleres. Mas essa derrota não deve ter sido motivo de decepção para Tévez, já que de 2003 à 2004 ganhou quatro títulos de expressão: Campeonato Argentino, Libertadores da América, Mundial de Clubes (2003) e Copa Sul-Americana (2004). 
Desde 2004, ano da sua saída, o jogador passou pelo Brasil (no Corinthians) e rodou a Europa (em três clubes ingleses e na Juventus, da Itália). Mais de 10 anos depois, 'o bom filho a casa torna' e mostra toda sua ligação com o Boca Juniors.


"Tinha uma meta que era voltar para casa",
declarou 'Carlitos'.


Exemplo de amor à camisa


Além da torcida, o torcedor e ídolo Maradona
agradece a Tévez pela sua volta.


'Carlitos' Tévez mostrou no dia de ontem que a expressão "jogar por amor" ainda está viva em alguns atletas. Fanático pelo Boca, o atacante citou que "o dinheiro não compra a felicidade" e até provocou o rival River Plate, para não perder o costume (da rivalidade). 
No nosso país temos exemplos como Marcos, Rogério Ceni e um que pode ser incluído nessa lista: Kaká (que priorizou a volta ao São Paulo, mesmo que por pouco tempo).




Imagens: globoesporte.globo.com - (Reuters e AP)

domingo, 12 de julho de 2015

Relembre o "jogo dos sete erros"





Em 12 de julho de 2014, o Brasil encerrava sua campanha na Copa do Mundo de forma vexatória. Relembre a maior derrota da  história da seleção aqui, no 'Futebol de mestres':



Há exatamente um ano, a seleção brasileira perdia para a Holanda e fechava a Copa do Mundo com mais uma derrota feia. Na ocasião foi 3 a 0 para os holandeses.
Mas antes disso, os brasileiros viram uma coisa inimaginável. Uma goleada histórica e sem explicação satisfatória. No dia 8 de julho deste ano, completou um ano do 'vexame do 7 a 1'. 

Dentre os vários erros que o time do Brasil cometeu na durante a Copa, cito alguns, que considero principais. Veja no vídeo a seguir:






Imagem: geralforum.com


No embate das maiores torcidas do país, os alvinegros se dão melhor





No Maracanã, o Corinthians fez um belo jogo, de forma consistente e aproveitou as chances. Com facilidade, o time fez 3 a 0 no Flamengo e defendeu sua posição no G4.
Os gol foram de Elias (por cobertura), Uendel e Jadson, que está em grande fase.

Sem os ex-corintianos Guerrero e Emerson Sheik, ficou mais difícil para o Fla e a derrota por três gols acabou saindo no lucro.

O Corinthians fica com 26 pontos na tabela, e permanece em terceiro.



Imagem: calangos.net

Em jogo pela manhã, Pato faz dois e 'acorda' os mais de 59 mil no Morumbi







No novo formato da tabela do Brasileirão, um jogo da rodada (num total de dez ) é disputado no domingo pela manhã, às 11h.
Hoje foi a vez do São Paulo jogar nesse horário. Ao contrário do que muitos pensavam, a torcida compareceu em massa, quase 60 mil pessoas assistiram o show de Alexandre Pato. O atacante além de servir Centúrion no primeiro gol, também fez os dele. Marcou duas vezes, dois golaços e ajudou o time do Morumbi a subir na tabela, pelo menos até as partidas da tarde. 



Agora o time seca Fluminense, Corinthians e Sport, para permanecer no G4 da competição.


Nas partidas de ontem, o Grêmio derrotou o Vasco, que continua no Z4, o Atlético-MG venceu a Ponte Preta e segue líder e o Santos finalmente conseguiu uma vitória (sobre o Figueirense) e saiu da zona de rebaixamento. 



Imagens: espn.uol.com; saopaulofc.net




sábado, 11 de julho de 2015

Entrevista exclusiva com o pentacampeão Vampeta

O Futebol de Mestres traz a você uma entrevista exclusiva com o ex-jogador, atual dirigente esportivo e comentarista Vampeta, ou 'Velho Vamp', como também é chamado. Ele conta ao 'Futebol de Mestres' um pouco mais de sua carreira e opina sobre o futebol brasileiro atual. Confira:


Você foi formado nas categorias de base do Vitória. Como foi seu processo de profissionalização no 
futebol ?
Vampeta: Eu ainda venho de uma época que era muito boa, você podia ir com seu par de chuteiras, fazia seu teste, não tinha essa de levar empresário. Cheguei em 1988 no Vitória, fiz um teste, passei e no ano de 1992 eu subi para o profissional. No mesmo ano fui campeão baiano, em cima do Bahia. Em 1993,  já tinha sido vice-campeão brasileiro da Série B.

Em 1994  você foi vendido ao PSV, da Holanda. Como foi sua adaptação ao país?
V: A princípio foi complicado, você sai do Nordeste (na Bahia) e vai para um país de primeiro mundo, que é a Holanda, viver em outra cultura, outro idioma. Tive mais dificuldade com o idioma, nem tanto o clima e alimentação, isso foi tranquilo, tudo o que vendia nos supermercados da Holanda eu também achava na Bahia. Lá você vai para o treino de terno e gravata, se veste melhor, não como aqui, um pouco mais a vontade.

Usando como exemplo a sua rápida saída do Vitória, por que os jogadores brasileiros são vendidos para a Europa de forma tão prematura?
V: Não tem como né, a gente sempre fala que o Brasil é o país que mais tem jogadores espalhados pelo mundo. O futebol brasileiro é muito rico, apesar da dificuldade que nós estamos atravessando agora. Você vê os jogadores todos saindo e é uma receita para o clube, quando existe uma proposta, os clubes não podem abrir mão daqueles valores. É por isso que se vê tantos atletas novos, que nem surgem aqui no Brasil e já fazem sucesso na Europa e depois você vai saber que é brasileiro. Hoje isso aumentou muito mais, depois da 'lei Pelé'. O jogador fica livre e pode estar se transferindo com 17, 18 anos e as vezes o clube não ganha nada.

Pelo Corinthians você conquistou os títulos brasileiros de 98 e 99, um Campeonato Paulista e o Mundial de Clubes de 2000, dentre outros títulos. Essa boa fase na carreira te levou à seleção brasileira, onde ganhou o penta, em 2002. Como você resume sua relação com o time alvinegro ?
V: É o time que tenho um carinho maior. Comecei no Vitória, mas a minha história foi maior no Corinthians, pela proporção, é a segunda maior torcida do Brasil, o clube mais valorizado do país, então te leva a ser marcado, principalmente depois de todas as conquistas. Me identifico muito mais com o Corinthians do que com qualquer outro clube.

Após sua saída do Flamengo, você citou a seguinte frase: "Eu fingia que jogava e o clube fingia que me pagava". Em relação a atraso de salário, como os jogadores devem reagir à atual crise financeira dos clubes brasileiros?
V: 'Por incrível que pareça, o Flamengo hoje é um time que paga em dia' (Comenta).
Aí é com cada jogador no seu particular, mas é difícil você contar com seus vencimentos no final do mês, e de repente você não recebe. Mas eu acredito que os clubes brasileiros, em um ou dois anos, vão todos se reajustarem e vão estar pagando em dia seus atletas.

Na comemoração pela conquista do penta, em 2002, você saiu dando cambalhotas no Palácio do Planalto. Você acha que, além da competência, a irreverência do futebol brasileiro atual está acabando?
V: Não, mas eu acho que tem que ter um pouco mais de alegria, está tudo politicamente correto. Está faltando jogadores irreverentes e com responsabilidade. Isso que falta até para a própria seleção brasileira.

Em relação ao '7 a 1'. Por que o Brasil deu esse vexame?
V: Porque não jogou nada, não tem outro motivo. Tomaram um vareio de 7 e mancharam o futebol brasileiro para o mundo todo.

Você comanda o Grêmio Osasco Audax desde 2011. Como você está avaliando seu desempenho pelo clube nessa na função de dirigente ?
V: Eu estou mais ajudando mesmo, assino documentos, ajudo a divulgar o Clube. Mas tem pessoas mais competentes, que comandam o clube também e são as principais responsáveis por esse sucesso todo.

"Por incrível que pareça, o Flamengo hoje 
é um time que paga em dia"

O futebol praticado pelo Osasco Audax (sob o comando do técnico Fernando Diniz) encantou a muitos, que diziam “eles jogam ao estilo ‘tiki-taka’ ”, em referência ao time do Barcelona em seu auge. Se um time grande adotasse esse estilo de jogo, você acha que teria mais sucesso e se destacaria dos demais?
V: Acho que não, tomaria mais sustos. É muito complicado você jogar assim. Aqui no Audax a gente dá toda a liberdade para o treinador, mas já pensou a torcida do Flamengo e do Corinthians vendo o goleiro sair jogando, driblando ? É complicado.

"Tomaram um vareio de 7 e mancharam o 
futebol brasileiro para o mundo todo."



Escolha um

Melhor técnico: Mourinho ou Guardiola ?
V: Mourinho

Melhor jogador: Messi ou Cristiano Ronaldo ?
V: Messi

Jogador mais polêmico: Edmundo, Romário ou Vampeta ?
V: Romário

Com 41 anos, hoje Vampeta é comentarista
da 'TV Esporte Mais'.

Leia também: É hexa !!!
Assista: 7 a 1: o jogo dos sete erros

Nossos agradecimentos a TV Esporte Mais pelo espaço cedido, ao Vampeta pelo tempo dedicado a entrevista e ao diretor Nelson Junior pela atenção e auxílio. 


Ouça um trecho da entrevista realizada, na íntegra.