quinta-feira, 24 de março de 2016

Valeu Cruyff ! O bom futebol agradece !


Uma lenda. Assim podemos definir Johan Cruyff em sua trajetória no futebol.


Na década de 1970, liderou o "Carrossel Holandês" (como ficou conhecida a Seleção holandesa na época). Pelo Barcelona, foi o responsável por revolucionar a forma de jogar do time catalão.

Ajax

Pelo time que o revelou, Cruyff fez história. Entre as décadas de 60 e 70, foi tricampeão da antiga Copa dos Campeões da Europa e ganhou o Campeonato Holandês por seis vezes. Tal retrospecto chamou a atenção do Barcelona, que o contratou em 1974.

Seleção Holandesa

"Laranja Mecânica". "Carrossel Holandês". Assim foi apelidada a Holanda em 1974, após o desempenho fantástico na Copa do Mundo daquele ano. A equipe jogava de uma forma diferente, jamais vista no mundo da bola. Os jogadores não guardavam posição, não por desorganização tática, mas em prol do futebol bonito. Cada jogador tinha liberdade para trocar de posição, envolvendo assim a equipe adversária.
Apesar das belas exibições, os "deuses do futebol" foram ingratos com os holandeses, que perderam a decisão para a anfitriã Alemanha Ocidental.

Barcelona

Pelo Barcelona, ganhou o expressivo título do Campeonato Espanhol, em 74, colocando fim ao jejum de 14 anos sem conquista. Como jogador, Cruyff foi muito bem, mas como treinador ele foi brilhante. Em 1988, o holandês assumiu o comando do time azul-grená, e modernizou o futebol dos catalães, transformando-o em uma máquina de tocar a bola com maestria. O estilo "Tiki-Taka" se tornou conhecido e encantou o mundo com o técnico Pepe Guardiola, mas tudo isso começou com a genialidade de Johan Cruyff, com seu sistema inovador e eficiente. Para fazer sucesso no Barça, Guardiola se inspirou no "Carrossel Holandês", e também na Seleção Brasileira da Copa de 1982 - que também não teve sucesso, mas abrilhantou os olhos do mundo.

Nesta quinta, 24/03/2016, o mundo da bola amanheceu mais triste, pela morte do "Pelé holandês", um dos maiores atletas da história do futebol mundial.

Arquivo/site oficial-Johan Cruyff

Obrigado Hendrik Johannes CRUYFF!!!
O bom futebol agradece!!!


Crédito de imagens: Divulgação/site oficial-Johan Cruyff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário