sexta-feira, 8 de maio de 2015

Milagre e título



Termina a chamada "Copa Verde", uma competição entre clubes das regiões Norte e Centro-Oeste do país, e o Cuiabá, do Mato Grosso é o grande campeão. O título veio contra o Remo, do Pará.



Impossível ?

Essa é uma palavra que não se aplica ao futebol, literalmente. Na partida dessa noite, 07, o time do Cuiabá precisava de uma reação histórica, perdeu o primeiro jogo por 4 x 1 e necessitava fazer um resultado de no mínimo 3 gols de diferença. Pois bem, os três gols foram marcados ainda no primeiro tempo, 3 x 0 no placar pró Cuiabá. No segundo tempo veio mais, o 4° dos matogrossenses, conquista quase assegurada, quase! O Remo fez o seu gol, que levaria a disputa para os pênaltis. Mas... no final, o time cuiabense fez o 5 ° gol e explodiu a Arena Pantanal. Virada excepcional e mágica, 5 x 1, 6 x 5 no placar agregado. Cuiabá campeão !!
 Tudo que podia haver numa partida de futebol ocorreu nesta data, isso não acontece todo dia, não mesmo. 
O campeão ganhou a vaga na Copa Sulamericana de 2016.






O porque da matéria

Muitos talvez se perguntem, porque publicar sobre um jogo que quase ninguém viu, não por que não gosta de assistir, mas porque a grande mídia não transmite, e as vezes por um certo menosprezo ao esporte dessas regiões ? Já fui um desses. Mas acompanhando melhor, não seria loucura dizer que alguns jogos de lá estão melhores do que os daqui (Sudeste). O Campeonato Paulista é um bom exemplo, não empolgou ninguém (nunca empolga, só nos clássicos). 
1° Motivo: O Blog foi criado e é direcionado ao futebol, não importa onde. O que importa é ser de qualidade.
2° Motivo: O Brasil é o país do futebol, e um país é formado por todas as regiões e estados, não somente por Sul e Sudeste. É preciso conhecer mais esse enorme território que temos, se alguns são desfavorecidos na verba, são privilegiados de vontade, gana (e isso não se aplica somente ao esporte e sim a vida da população em geral).



É raríssimo uma partida no Maracanã hoje, levar 63 mil pessoas ao estádio, como fez o Ceará na final da Copa do Nordeste deste ano, na Arena Castelão, em outros jogos da competição o público também foi enorme. Violência existe em todos os lugares, até na Europa, e não é desculpa para afastar os torcedores do espetáculo. Acreditem, há sim gente que ainda gosta de ver somente o jogo, sem causar confusão, mesmo em clássicos e decisões.
Claro, a situação dificilmente irá ser mudada, mas vale a pena se indignar e mostrar o verdadeiro sentido da palavra "esporte", que, para mim, definiria como unicamente "diversão" para os torcedores e "trabalho prazeroso" para os jogadores (deveria ser assim).
Nota: Existe um veículo de comunicação (que eu saiba) que transmitiu a partida (assisti pelo mesmo), mas não citarei aqui, a intenção não é essa. Não se trata de um jogo, e sim da história futebolística sendo escrita, é o futebol brasileiro que precisa se reciclar. O 7 a 1 foi só um alerta.





Nenhum comentário:

Postar um comentário