sábado, 28 de março de 2015

Mudança necessária, ou um erro que por enquanto está dando certo ?

      

     Não é novidade que o time do Barcelona nos últimos anos tem sido o grande exemplo de futebol bem jogado, com toque de bola e muita, muita paciência para criar jogadas ofensivas.
Apesar de muitos terem criticado essa forma de jogar, não tem quem não se rendeu ao talento de "Messi, Iniesta e Xavi", três jogadores de um time que tinha uma posse de bola absurda, assim como o volume de jogo, sempre buscando o gol em jogadas rápidas e imprevisíveis. 
     Esse estilo de jogar, que foi inspirado na seleção da Holanda de 74 (O famoso carrossel holandês), se deve ao Ex-Treinador da equipe Catalã Pep Guardiola. Além de ter jogado a maior parte da carreira no Barcelona e conquistar títulos como jogador, Guardiola  se tornou vitorioso também como técnico, com seu estilo inovador e ousado que funcionou como nunca no time. 

Começou treinando o "Barça B", em 2007, e saiu do Clube em 2012, indo para o Bayern de Munique, da Alemanha, onde está atualmente.
      Hoje sabemos que o Barcelona não é mais o mesmo, passou por um período de transição pela saída de Guardiola. Contratou Tito Vilanova (Antigo auxiliar de Pep), no ano seguinte o demitiu e contratou Tata Martino. Hoje o banco é administrado por Luis Enrique, muito criticado, porém de todos os treinadores pós Guardiola ele está sendo o único a conseguir fazer a equipe jogar bem. Claro que o "Tiki-Taka" não existe mais, porém estamos vendo um Barça diferente, mais rápido e com objetividade. Com  o trio "MSN" (Messi, Suárez e Neymar), os ataques ao gol adversário está amedrontando as defesas rivais, um ataque agudo, veloz e que chega rápido a área. 

     Esse Barcelona com algumas diferenças de estilo está gerando debates sobre qual é o melhor. A verdade é que os dois estilos de jogo parecem ser bons, o "Tiki -Taka" deu muito certo, já o atual está vivendo um bom momento, isso se deve mais pelos talentos individuais como o de Neymar, do que propriamente do treinador Luis Enrique . Mas é incerto que a longo prazo esse esquema perdure e faça sucesso.
     É fato que o posto de melhor time do mundo foi tirado do Barcelona, há uma disputa entre Real Madrid e Bayern de Munique pelos melhores elencos. Talvez demore um pouco para o time espanhol se firmar novamente no topo, mas o caminho da renovação já está sendo percorrido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário