domingo, 29 de março de 2015

13° Rodada


Terminam os jogos da tarde do campeonato paulista 2015. O Corinthians venceu o Bragantino por 1 a 0, com o primeiro gol de Vágner Love pelo alvinegro. O São Paulo fez 3 a 0 no Linense,mas  o placar não reflete o momento, o pré-jogo foi marcado por protestos contra o time, principalmente os "gigantes" em má fase, como Paulo  Henrique Ganso. Durante o jogo a torcida vaiou, cobrou e aplaudiu no final, e assim o time segue pressionado para a partida da Libertadores contra o San Lorenzo.
Palmeiras e Santos jogam as 18:30, contra o RB Brasil e o São Bento respectivamente.

Após o encerramento desta rodada teremos apenas mais duas, para definir os classificados à próxima fase do Paulistão.


Hoje nossa seleção teve mais uma teste antes da disputa Copa América, este ano no Chile. O adversário foi o próprio anfitrião da competição, a seleção  Chilena, que dificultou e propôs um jogo pegado e de mutia raça. O Brasil se controlou bem, teve dificuldades mas conseguiu abrir o placar no segundo tempo com Roberto Frirmino, do Hoffeinhein da Alemanha.
Roberto Firmino pela Seleção
Com esse resultado, o time ganha mais confiança e segue na luta para formar um time competitivo para a Copa do Mundo em 2018. As outras seleções também jogaram amistosos preparatórios pela Europa, por isso não tivemos rodada dos campeonatos europeus, já que hoje é "data FIFA", porém no Brasil os campeonatos rolam normalmente (o Brasil não respeita "data FIFA")
Ainda haverá mais testes para se fazer, a a competição começa só em Junho. Até lá muita coisa pode acontecer, mas Dunga disse que "o elenco está fechado".

sábado, 28 de março de 2015

"Champions League Brazil"



A fase final da "UEFA Champions League" está emocionante, vivemos nas últimas semanas a fase de oitavas de final da competição, e cada jogo foi eletrizante. Grandes disputas, como a de PSG X Chelsea, repletos de brasileiros no elenco. Neste confronto  os brasileiros não tiveram muito destaque na primeira partida, mas na segunda o que se viu foi uma atuação memorável dos zagueiros da copa de 2015, David Luiz e Thiago Silva, com um gol de cabeça de cada eles garantiram o empate que foi o suficiente para a classificação do PSG. O gol de Thiago foi nos últimos minutos da prorrogação, e também serviu para o defensor se redimir, já que antes havia cometido uma pênalti num lance infantil em que colocou a mão na bola dentro da área. O falta a Thiago Silva talvez ,seja um pouco mais de equilíbrio emocional, coisa que ele não demonstrou na seleção no ano passado no jogo contra o Chile. (quase ninguém demonstrou), mas ele e David lutaram e foram verdadeiros guerreiros em campo, superando assim o Chelsea dos também brasileiros Oscar, William, Ramires, Filipe Luis, e do brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa.
Na partida entre Porto X Basel o talento brasileiro apareceu outra vez, quando Casemiro acertou um lindo lance de falta e fez um golaço.
Casemiro comemorando o gol pelo Porto.

Pelo Real Madrid, Marcelo vive boa fase e fez um gol contra o Schalke 04, da Alemanha.
Enfim, brasileiros em ótima fase na Europa não falta, mas são sempre os mesmos, ainda não tem uma revelação atual do nosso futebol brilhando aqui ou lá fora  disputando uma Champions, o últimos foram Lucas e Neymar, para o PSG e Barcelona. Neymar é um pouco mais protagonista, mas não é unanimidade no time.
Enfrentamentos da fase Quartas de Final

Essa edição da Champions está bem equilibrada, com Bayern, Real Madrid, Barcelona, PSG, Porto, Mônaco, Juventus e Atlético de Madrid. Tem tudo para os jogadores do nosso país se destacarem ainda mais, e quem sabe serem protagonistas na conquista da "orelhuda".
Taça da Champions ("Orelhuda")

Animador ?


No último dia 26 a Seleção brasileira teve mais um amistoso na "Nova era Dunga", contra a França.O jogo foi difícil, a Seleção francesa saiu na frente com gol de cabeça do zagueiro Varane. Mas o Brasil reagiu bem, virou a partida com Neymar, Oscar e Luiz Gustavo, decretando a vitória por 3 a 1.
A questão não é se o jogo amistoso é válido pra alguma coisa, e sim como ele é utilizado nas variações táticas, novas formações e nova peças  (jogadores) a serem testadas.
Não é bem o que estamos vendo no momento, o Brasil teve uma leve melhora na volta de Dunga, mas com Felipão o time também estava assim até o fatídico 7 a 1 em 2014 na "copa das copas". Isso preocupa porque, na ocasião o Brasil estava sem Neymar (não sei se mudaria algo), e não tinha um jogador para chamar a resposabilidade para si naquele jogo importantíssimo.
Será quie hoje, com um "novo velho" técnico alguma coisa mudou ? Por enquanto não. A seleção ainda não foi testada sem o Neymar, ou com um esquema diferente com jogadores diferentes. Dá para se notar claramente que o futebol brasileiro em geral não aprendeu com a derrota (e que derrota), continuamos atrasados, não na abilidade, mas na inteligência para usá-la e aliá-la a estratégia.
Os próximos amistosos vem aí, a Copa América também, e se espera que ao menos a penta campeã do mundo honre seu país na América (se não for pedir demais).

Mudança necessária, ou um erro que por enquanto está dando certo ?

      

     Não é novidade que o time do Barcelona nos últimos anos tem sido o grande exemplo de futebol bem jogado, com toque de bola e muita, muita paciência para criar jogadas ofensivas.
Apesar de muitos terem criticado essa forma de jogar, não tem quem não se rendeu ao talento de "Messi, Iniesta e Xavi", três jogadores de um time que tinha uma posse de bola absurda, assim como o volume de jogo, sempre buscando o gol em jogadas rápidas e imprevisíveis. 
     Esse estilo de jogar, que foi inspirado na seleção da Holanda de 74 (O famoso carrossel holandês), se deve ao Ex-Treinador da equipe Catalã Pep Guardiola. Além de ter jogado a maior parte da carreira no Barcelona e conquistar títulos como jogador, Guardiola  se tornou vitorioso também como técnico, com seu estilo inovador e ousado que funcionou como nunca no time. 

Começou treinando o "Barça B", em 2007, e saiu do Clube em 2012, indo para o Bayern de Munique, da Alemanha, onde está atualmente.
      Hoje sabemos que o Barcelona não é mais o mesmo, passou por um período de transição pela saída de Guardiola. Contratou Tito Vilanova (Antigo auxiliar de Pep), no ano seguinte o demitiu e contratou Tata Martino. Hoje o banco é administrado por Luis Enrique, muito criticado, porém de todos os treinadores pós Guardiola ele está sendo o único a conseguir fazer a equipe jogar bem. Claro que o "Tiki-Taka" não existe mais, porém estamos vendo um Barça diferente, mais rápido e com objetividade. Com  o trio "MSN" (Messi, Suárez e Neymar), os ataques ao gol adversário está amedrontando as defesas rivais, um ataque agudo, veloz e que chega rápido a área. 

     Esse Barcelona com algumas diferenças de estilo está gerando debates sobre qual é o melhor. A verdade é que os dois estilos de jogo parecem ser bons, o "Tiki -Taka" deu muito certo, já o atual está vivendo um bom momento, isso se deve mais pelos talentos individuais como o de Neymar, do que propriamente do treinador Luis Enrique . Mas é incerto que a longo prazo esse esquema perdure e faça sucesso.
     É fato que o posto de melhor time do mundo foi tirado do Barcelona, há uma disputa entre Real Madrid e Bayern de Munique pelos melhores elencos. Talvez demore um pouco para o time espanhol se firmar novamente no topo, mas o caminho da renovação já está sendo percorrido.


quarta-feira, 25 de março de 2015

Olá! 
Quero informar que o blog "Futebol de Mestres" estará de volta em breve, com matérias sobre o mundo do futebol e tudo sobre a temporada 2015 dos campeonatos nacionais e também da Europa.

*Quem curte muito o esporte, mandem dicas, sugestões, críticas para que o blog fique ainda mais interessante e atrativo. Obrigado !!