sexta-feira, 18 de abril de 2014

Surpresa ou "zebra" ?

Título do Ituano mostra a evolução dos "pequenos" ou a decadência dos grandes ?

  No último domingo, o Ituano fez história, chamados por muitos de "surpresa", por outros de "zebra", alguns se arriscavam a dizer: "Este time a sensação do campeonato até agora". Mas pouquíssimos acreditavam na conquista real, legítima, para a maioria chegar a final já era um "titulo" para o time de Itu. A verdade é que a equipe do ituano, desde de seu presidente até o último jogador reserva se prepararam muito bem, bem mais que outras equipes do interior, e não é atoa que chegou tão longe. na primeira fase, após o famoso "jogo do entrega", onde ouve uma certa desconfiança sobre se o São paulo F.C. iria entregar o jogo e prejudicar o Corinthians, causando a eliminação do rival. Dito e feito, o Ituano ganhou por 1 a 0, mas o que se viu no jogo foram falhas naturais do São Paulo, e muita vontade e técnica do adversário. Apesar das discussões, estava claro que o São Paulo não facilitou o jogo, e prova disso veio na fase "Mata", na semifinal o Palmeiras foi mais uma vítima do ataque de Itu, e foi eliminado.
 Na final, o Santos era favorito, dono da melhor campanha, mas o Ituano surpreendeu o peixe, aplicou 1 a 0 e foi para o segundo confronto com vantagem. Perdeu a segunda partida, foi para os pênaltis, e nas cobranças alternadas o goleiro Vágner brilhou, e deu o bi-campeonato paulista para o Ituano.
Muitos irão dizer, "pênalti é loteria", mas a melhor defesa do campeonato superou o melhor ataque do Santos, os erros de arbitragem, e a pressão de uma final contra um gigante paulista. Está mais do que provado que este troféu ficou sim em boas mãos.
Vale lembrar que também esse é um ano em que os clubes da capital estão em baixa, sem libertadores, e nem o paulistão ganharam, reflexo de má administração das diretorias. O brasileirão vem aí, e nenhum paulista por enquanto é o favorito a ganhá-lo. Isso pode mudar, mas a situação atual não é nada boa.
 O paulistão 2014 foi marcado por uma surpresa, sim. Mas não teve zebra desta vez, o vencedor mostrou toda sua competência diretiva e dentro de campo principalmente, o que vários outros clubes Grandes deixaram a desejar.
 Parabéns ao Ituano!!!