segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

"Onde" será a copa ?




  Neste ano, ocorre a Copa do Mundo no Brasil, o que parecia distante se aproximou tanto, que estamos a quatro meses do evento e a maioria dos estádios e estrutura do país estão atrasados. 

  O Brasil teve 7 anos para se preparar, e no semestre da copa ainda não foram concluídas as reformas e construções.  O estádio de abertura ainda está com a obra finalizada, e o Estado de São paulo nem participou da Copa das Confederações em 2013, graças aos atrasos. Os estádios que parecem estar em perfeitas condições são o Maracanã, no Rio e a Arena Fonte nova, na Bahia, além da Arena de Brasília e outros. O problema não está só nos "palcos do espetáculo", mas também na infra estrutura, segurança e claro, na educação de alguns, que são minoria, mas tumultuam muito nosso futebol, e afugentam verdadeiros torcedores como famílias, que hoje raramente vão assistir aos jogos do seu time do coração, por conta da violência e desrespeito.

  Recentemente a presidente Dilma se encontrou novamente com o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e ele disse que o Brasil está mais atrasado que a África do Sul, certamente ele não mentiu.Já a presidente minimizou, e disse que o Brasil está pronto e que será um grande evento. A grande verdade é que o Brasil não está preparado para a Copa, desde que ganhou a votação para sediar, a maioria já previa que seira uma confusão para realizá-la aqui, afinal o Brasil já tem muitos problemas, como a falta de hospitais, ensino, qualidade no transporte, etc. Problemas bem conhecidos dos brasileiros, e que nunca são resolvidos. Mas isso não é desculpa, porque a África se preparou e muito bem, mesmo com inúmeras dificuldades por ser um país emergente, e extremamente pobre. a Copa da África do Sul foi uma história de superação. Aqui até temos mais estrutura, mas não temos planejamento, ordem, segurança e (me desculpe falar) vergonha na cara, afinal a corrupção é a mostra da falta dela.

  Enfim, o que esperamos é que a presidente Dilma e  todos que estão otimistas para o evento, possam ver a "Copa de todos nós", como é dito em vários slogans por aí. E que não passemos vergonha, como na copa de 50 em casa, em que perdemos para o Uruguai na final, no chamado "Maracazo". Mas dessa vez a vergonha pode ser  fora de campo!.

x